FETI

Main Ad

LAVA-RAPIDO - uma das piores formas de trabalho infantil

A primeira vista o trabalho em lava-rápido parece uma atividade inofensiva, mas quando analisamos com cautela percebemos agentes nocivos à saúde.
O primeiro agente insalubre, ou seja que faz mal à saúde, é a umidade.
Não estamos dizendo que o contato com  água é nocivo.Todos nós utilizamos a água no nosso dia- a-dia, na higiene pessoal, na limpeza doméstica, dentre outras atividades.
Mas o uso contínuo, prolongado da água se transforma em uma situação perigosa na medida em que, a umidade é o ambiente preferido de fungos e bactérias.
Desta forma, a criança e jovem que trabalham neste tipo de atividade estão mais sujeitos a ficarem doentes do que aqueles que não se encontram nesta situação.
O outro fator prejudicial à saúde presente na atividade de lavagem de veículos é a utilização de produtos químicos.
Os shampoos, silicones, desengraxantes e óleos usados na lavagem e limpeza dos automóveis contém em suas composições substâncias químicas prejudiciais á saúde. E os jovens ainda não têm um organismo tão resistente quanto o de um adulto, desta forma, o  contato constante destes químicos é muito mais danoso em um organismo em desenvolvimento do que em um adulto.
Para aqueles que acham um exagero da legislação proibir o trabalho de adolescentes neste tipo de atividade apresento a fórmula de um dos produtos mais utilizados nos centros de limpeza auto motiva, o SOLUPAN.
Leia  AQUI o texto completo da Auditora-Fiscal do Trabalho SUSANA VIVACQUA FERNANDES

Postar um comentário

0 Comentários