FETI

Main Ad

18 de maio - MP.SC implementa Projeto Depoimento sem Danos

Evitar novos traumas é a proposta do Projeto Depoimento Sem Danos

No dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), o MPSC mostra como é o projeto piloto, em Braço do Norte, para evitar que o depoimento das vítimas de abuso sexual cause novos traumas.

O dia 18 de maio é a data nacional de mobilização contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A exploração sexual é crime e o combate exige esclarecimentos à população para que as denúncias ocorram. 
Post
Além de denunciar é preciso atenção à vítima, pois, muitas vezes, a criança continua sofrendo danos emocionais mesmo depois da agressão. É o que especialistas chamam de revitimização, em outras palavras, o sofrimento emocional e psicológico causado à pessoa pela lembrança do trauma. Isso acontece quando é exigido da vítima que ela relate as circunstâncias e o ato em si a que foi submetida. Ter de contar várias vezes o fato ou ainda responder a perguntas que tragam algum tipo de constrangimento pode impedir que o jovem fale tudo o que sofreu.
A revitimização pode até mesmo atrapalhar as investigações pois, muitas vezes, quando submetidas à tradicional tomada de depoimento, crianças e adolescentes sob frágil condição emocional omitem os fatos para evitar contato com a situação traumática ou mesmo com agressores.
Leia mais em MP.SC

Postar um comentário

0 Comentários