FETI

Main Ad

Arquivos do Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho, realizado no TST entre os dias 9 e 11 de outubro de 2012

Copiamos do portal do TST os arquivos relativos ao Seminário "Desafios do Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho", realizado no TST entre os dias 9 e 11 de outubro de 2012. 
Essa postagem poderá ser complementada, caso sejam constatados outros links relevantes.
Constatamos que na gravação não consta o 2º PAINEL - "DESAFIO DA ERRADICAÇÃO DAS PIORES FORMAS DE TRABALHO INFANTIL NO BRASIL"
Ministério do Trabalho e Emprego – Marinalva Cardoso Dantas, auditora-fiscal do Trabalho em Natal, RN.
Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – Isa Maria de Oliveira, secretária executiva.
OIT Brasil – Renato Mendes, oficial de projetos da Organização Internacional do Trabalho.
Ministério Público do Trabalho – Luís Antonio Camargo de Melo, procurador-geral do trabalho.

Programa Especial Trabalho Infantil
Vídeos com a íntegra do Seminário
Vídeos com os depoimentos apresentados durante o Seminário

TST institui Programa Adolescente Aprendiz

O TST acaba de instituir o “Programa Adolescente Aprendiz” que tem por objetivo proporcionar formação técnico-profissional a adolescentes. Serão disponibilizadas 50 vagas, e pelo menos 10% reservadas a menores em cumprimento, ou que tenham cumprido, medidas socioeducativas.

OIT afirma que existência de tribunais do trabalho auxilia no combate à exploração infantil

(Qui, 11 Out 2012, 16:00) A participação do Brasil na luta pela erradicação do trabalho infantil foi destacada por Geir Myrstad. "O Brasil tem uma vantagem especial: a existência de um sistema de tribunais do trabalho, parte...

Presidente do TST conclama sociedade para lutar contra o trabalho infantil

Ao encerrar o seminário, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, afirmou emocionado que a realização do evento era um compromisso com a própria consciência. E revelou que foi menino pobre de rua, salvo pela valentia da mãe, “que não me permitiu jamais abandonar a escola pública”.

Fundação afirma que sistema educacional contribui para aumento do trabalho infantil

  (Qui, 11 Out 2012, 13:00)   A pedagoga Inês Kisil Misdalo, que coordena a área de Educação Formal do Instituto Ayrton Sena, afirmou que o sistema educacional brasileiro contribui para o crescimento do trabalho...

Alvarás para trabalho infantil, magistrados defendem competência

(Qui, 11 Out 2012, 11:50) O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Siro Darlan de Oliveira iniciou o primeiro painel de hoje afirmando que a competência para tratar de questões afetas ao trabalho infantil é,...

Especialistas debatem trabalho infantil esportivo e artístico

Sandra Regina Cavalcante, mestre em Saúde Pública pela USP e advogada especialista em Direito do Trabalho, fez sugestões e advertências: "Não é justo que a exposição e o sacrifício da infância de alguns seja em benefício do divertimento de muitos" ...

Painel com secretária de Direitos Humanos da Presidência aborda trabalho infantil doméstico

Para ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, trabalho infantil doméstico é uma das piores formas de trabalho infantil   A ministra de Estado da Secretaria de...

Aprendizagem e formação profissional de adolescentes é tema do 3º painel

  O desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR), abriu o 3º painel do seminário, com palestra sobre a aprendizagem e formação profissional de adolescentes. O desembargador...

Fórum afirma que Bolsa Família não reduz o trabalho infantil

No painel sobre os desafios da erradicação das piores formas de trabalho infantil Fórum diz que Bolsa famíla não contribuição para o combate à chaga. Ministério Público defende competência da Justiça do Trabalho para analisar pedidos de alvará para trabalho precoce.

Trabalho infantil está ligado a estrutura social que promove desigualdade

No segundo dia de seminário Josiane Veronese, doutora em Direito, afirma que a exploração infantil é um problema de todos. E a desembargadora Viviane Colucci defende a municipalização das políticas públicas de combate ao trabalho infantil. Elas participaram do painel “A proteção integral da criança e do adolescente no direito brasileiro”.

Ninguém pode ficar indiferente à questão do trabalho infantil, afirma presidente do TST

Ao abrir o Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho na noite desta terça-feira (9), o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, conclamou a todos para uma união cívica para extirpar o trabalho infantil.

Indiano que luta para erradicar trabalho infantil abre seminário no TST

Os desafios para a erradicação do trabalho infantil são tema da conferência de abertura que será proferida pelo ativista indiano Kaylash Satyarthi, logo mais às 20h, no Seminário Trabalho Infantil, Aprendizagem e Justiça do Trabalho, no TST.

Kátia Arruda diz que trabalho artístico infantil pode gerar danos irreparáveis

Autora de diversos trabalhos sobre Direitos Humanos e do Trabalho, a ministra Kátia Arruda fala sobre o trabalho artístico infantil. "O estresse permanente que envolve a atividade artística pode causar prejuízos psicológicos irreversíveis!" (Kátia Arruda)

A difícil tarefa na regulamentação do trabalho infantil artístico

Será que existe interesse na regulamentação do trabalho artístico infantil? A medida é defendida por educadores, psicólogos, assistentes sociais e diversos profissionais que conhecem, de perto, as condições a que são submetidas crianças e adolescentes que sonham em ingressar no mundo artístico.

TST se prepara para julgar processo de trabalho infantil artístico no SBT

A matéria especial desta semana sobre o trabalho artístico infantil faz um retrato da atividade no Brasil. O glamour que leva milhares de crianças e adolescentes a buscarem as luzes das câmeras e dos palcos. Legislação, possibilidade de regulamentação e competência para autorização do trabalho precoce. E os ministros do TST se preparam para julgar um processo que pede a proibição do trabalho artístico de menores de 14 anos em uma das maiores emissoras de televisão do país,o SBT.
 
 
 

Postar um comentário

0 Comentários