FETI

Main Ad

ECA - 25 anos (por Migalhas)

"A criança é a nossa mais rica matéria-prima. Abandoná-la à sua própria sorte ou desassisti-la em suas necessidades de proteção e amparo é crime de lesa-pátria."
Tancredo Neves
ECA - 25 anos
Filho primogênito da Carta Magna, como assinalou o então senador Ronan Tito, autor do PLS 193/89, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi apresentado com o intuito de resgatar o verdadeiro caráter tutelar do direito da infância e da juventude. O espírito norteador da legislação foi a "tutela autêntica, completa, compartida entre a família, a sociedade e o Estado, como obriga a nova Carta Magna". (Clique aqui)
ECA - Aplicação
A sanção do ECA foi considerada um marco na proteção da criança e do adolescente. Celebrando os vinte e cinco anos, ouçamos o que dizem especialistas sobre a atualidade da norma e seus defeitos. Para eles, ao diploma não cabem críticas, mas sim sua efetiva aplicação. (Clique aqui)
ECA - Publicidade infantil
Considerado alvo fácil da publicidade, o público infantil vem, há anos, tendo seus direitos perseguidos e lapidados. O ECA inaugurou uma série de medidas protetivas, visando impor limites também à publicidade dirigida às crianças. Algumas delas, entretanto, são colocadas em discussão. Vejamos esse tormentoso debate. (Clique aqui)
____________________
??????
Uma procuradora Federal aposentada foi condenada a pagar R$ 100 mil por danos morais a uma menina de quem obteve a guarda judicial aos seis anos de idade e que devolveu ao abrigo cinco anos depois, sob a alegação de "mau comportamento". O juízo da 19ª vara Cível de Brasília considerou que houve frustração de expectativa de adoção, a qual gerou prejuízos à criança, como "sensação de abandono, desprezo, solidão, angústia". (Clique aqui
Extraído de: Migalhas nº 3.655

Postar um comentário

0 Comentários