FETI

Main Ad

FNPETI define temas prioritários para 2017


Última plenária do ano reúne integrantes do Fórum para traçar estratégias de ação
O Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) realizou, na quarta-feira (24) a última plenária de 2016. Durante o encontro, os integrantes do Fórum definiram os temas prioritários a serem trabalhados em 2017, agendaram as próximas reuniões e debateram assuntos da agenda da infância e adolescência.
O FETI/SC foi representado pelo Procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves, pelo Juiz do Trabalho Ricardo Kock Nunes e pelo Auditor Fiscal do Trabalho Alberto Souza.
Os Auditores Fiscais do Trabalho Coordenadores da Fiscalização para o Combate ao Trabalho Infantil que estiveram reunidos em Brasília discutindo as diretrizes da fiscalização para 2017 também puderam contribuir para a Plenária da 3ª RO.
Marcelo Goss e Ricardo Kock , representando o
FETI/SC no encontro dos Fóruns Estaduai
O colegiado definiu que, no próximo ano, o FNPETI continuará a abordar o tema trabalho infantil nas cadeias produtivas e também focará suas atividades no combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil no crime organizado. O Fórum contribuirá ainda para ampliar o debate e o fortalecimento da aprendizagem como uma das estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil entre adolescentes.
“O cumprimento da cota máxima da aprendizagem, que é de 15%, garantiria vagas suficientes para atender aos adolescentes que atualmente estão em situação de trabalho infantil”, informou a responsável nacional pelo Projeto de Inserção de Aprendizes do Ministério do Trabalho e auditora fiscal do Trabalho, Taís Lisboa.
Também foi definido como prioridade o acompanhamento de matérias legislativas que tramitam no Congresso Nacional e impactam direitos de crianças e adolescentes, com destaque para a PEC 18/2011, que reduz a idade mínima do trabalho de 16 para 14 anos, e da MP746/2016, que dispõe sobre a reforma do ensino médio.
Experiências – A plenária também foi uma oportunidade para que os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil pudessem compartilhar informações sobre a atuação local e dividir com os demais integrantes do FNPETI experiências exitosas, além de compartilhar dificuldades que enfrentam no dia e dia e buscar soluções com seus pares.
O FNPETI sugeriu e os fóruns estaduais concordaram em retomar reuniões regionais. O encontro da Região Sul será no Rio Grande do Sul, provavelmente no primeiro semestre.
“Os encontros são essenciais para que possamos definir prioridades e estratégias mas, sobretudo, fortalecem a articulação do trabalho em rede”, ressalta a secretária executiva do Fórum Nacional, Isa Oliveira.
Alberto Souza, representando SC e demais
coordenadores da Fiscalização para o
Combate ao Trabalho Infantil do MT na RO do FNPETI
Foi renovada a participação dos Fóruns Estaduais na coordenação colegiada do FNPETI. A região Nordeste será representada pelos fóruns de Sergipe e Alagoas como titulares e Rio Grande do Norte e Paraíba como suplentes. Os integrantes do Sudeste vão se alternar na representação: no primeiro ano, Minas Gerais será titular e Rio de Janeiro suplente e, no segundo ano, assumem Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na região Norte, o Amapá será titular e Roraima suplente. No Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul serão titular e suplente.

Participaram da reunião representantes de 24 Fóruns Estaduais, entidades-membro do FNPETI representativas de empregadores, trabalhadores, do sistema de Justiça, governo e organizações não governamentais.

Postar um comentário

0 Comentários